O Personagem
Antonio Meneghetti: nascido na Itália, cidadão do mundo.
Um homem de vanguarda que elegeu o Brasil como um dos importantes pilares do seu projeto internacional.
Um acadêmico de rara formação, que levou o seu pensamento às mais diferentes culturas, dialogou com grandes homens da ciência e apresentou seus resultados em importantes organizações mundiais.
Uma mente polivalente, que como os grandes homens do Renascimento, se experimentou nos mais diversos campos da atividade humana, construindo uma trajetória artística internacional.
Um apaixonado pelas belezas das terras brasileiras e pela inteligência do seu povo, que retratou o Brasil em quadros com um estilo pictórico único, expostos em diferentes países, levando assim para outras culturas a força da nossa nação.
Um artista capaz de elaborar projetos arquitetônicos inovadores e que escolheu o Brasil para erguer algumas de suas mais belas edificações, integrando arquitetura e meio ambiente.
Um intelectual que valorizou as referências nacionais, resgatando e reforçando aos próprios brasileiros um Brasil de Mário de Andrade, de Oscar Niemeyer, de Villa-Lobos.
Um homem, que amou e dedicou incondicionalmente a sua vida à compreensão do ser humano, e que encontrou no Brasil terra fértil para construir uma parte relevante do seu projeto humanista internacional.
Fachada da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma) onde Meneghetti lecionou.
A repercussão de seu trabalho e os frutos de suas realizações tornam Antonio Meneghetti o protagonista de uma biografia que é de interesse de toda a sociedade brasileira e também do cenário internacional. Nascido na região de Abruzzo, na Itália, Antonio Meneghetti alcançou 4 doutorados. Doutorado Clássico em Filosofia (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino – Roma), em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense – Vaticano). Recebeu também o título de Grand Doktor Nauk em Psicologia pela Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa. Laureado em Filosofia com abordagem psicológica (Universidade Católica Sacro Cuore – Milão). Foi presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia (NGO in Special Consultative Status with the Economic and Social Council of the United Nations), Acadêmico e Vice-Presidente da Academia Internacional de Informatização (NGO in General Consultative Status with the Economic and Social Council of the United Nations).
De 1970 a 1972, ensinou “Fundamentos de filosofia pastoral” na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Roma) e, de 1972 a 1973, ministrou a disciplina “Ontopsicologia do homem”. Após os anos de docência nessa instituição, passou a dedicar-se, durante 10 anos, à intensa atividade psicoterapêutica. Aos trinta e seis anos, abriu o seu primeiro escritório de psicoterapia humanista e cursos de formação em Roma, na Viale Marco Polo (1971-1973). Por meio da práxis clínica e do vasto conhecimento científico que acumulou, bem como da atuação em diferentes países, e cursos com alguns dos principais expoentes da história dos estudos sobre a psique humana, identificou a existência, e formalizou teoricamente, as características do Em Si ôntico, do campo semântico e do monitor de deflexão, sendo essas as três descobertas que diferenciam a Ontopsicologia e a destacam no cenário das ciências atuais e precedentes. A práxis ontopsicológica consiste na identificação, isolamento e aplicação do Em Si ôntico, restituindo ao homem à capacidade de autenticidade e de evolução criativa na própria existência.
Antonio Meneghetti durante conferência na sede da ONU, em 2001 (Nova Iorque - Estados Unidos)
Em 1978, fundou a Associação Internacional de Ontopsicologia - AIO, que se qualificou, em 1999, como uma ONG com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social – ECOSOC – das Nações Unidas. Na atuação da AIO, desenvolve também o método ontopsicológico para formação de lideranças, atuando junto aos empreendedores, empresários, líderes sociais e culturais, pessoas que, com suas ações, trazem benefício cultural, econômico, político intelectual e social a toda a sociedade.
Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro - RS
Amante da cultura humanista e dedicado à formação de líderes, Antonio Meneghetti conduziu, com a Associação Internacional de Ontopsicologia, a recuperação e desenvolvimento de locais abandonados em diversas partes do mundo: Recanto Maestro (Brasil), Lizari (Letônia), Lizori (Itália), Bernia, Niotan e Diostan (Rússia), Vitolga (Ucrânia). O objetivo é integrar harmonicamente homem, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social.
O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, fundado há 26 anos no Brasil, é um exemplo de projeto que nasceu com o objetivo de ser um novo modelo de qualidade, pois apresenta ao mundo globalizado uma atitude em contínua busca de um alto nível qualitativo em todas as atividades que realiza. Recanto Maestro procura oferecer alternativas práticas para solucionar os problemas contemporâneos relacionados a educação, a formação de profissionais com competência competitiva, ao incentivo à produção agrícola e de pequenas e médias empresas locais.
Sobre este projeto brasileiro por ele idealizado, Antonio Meneghetti conta: “Recanto Maestro é uma experiência brasileira dentro de dois aspectos: o humanismo transversal e universal de todos os povos mais avançados e o segundo que remete à originalidade da sua poética, da sua sensibilidade, da sua especificidade de ser brasileiro. E por que o investimento de interesse cultural no Brasil? O motivo fundamental não é que vejo que o Brasil tenha necessidade. Não, o Brasil não tem necessidade de nada, é superior sozinho, mas porque eu vejo o Brasil do futuro, uma grande nação que será eficiente operadora de cultura, de cultura superior”.
O pensamento de Antonio Meneghetti está formalizado em mais de 50 obras disponíveis em diversas línguas: italiano, português, russo, inglês e chinês. No Brasil, a Ontopsicológica Editora Universitária é responsável pela tradução e distribuição das suas obras, bem como de outros autores.